Elaborar um plano coerente e sólido para a aposentadoria é imprescindível para assegurar um futuro mais tranquilo e estável. Como você está se preparando para esta fase da vida?

A maioria dos brasileiros não conta com um bom planejamento para a aposentadoria, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil e do Portal Meu Bolso Feliz. Segundo o estudo, mais de 60% das pessoas não se preparam adequadamente para esse momento.

A chave para garantir uma aposentadoria satisfatória, no entanto, pode ser uma tarefa simples, desde que haja disciplina, organização, planejamento e segurança.

Confira 3 passos simples que podem te ajudar a conquistar esse objetivo:

1) Preserve o que você construiu

Mantenha-se fiel ao seu plano de aposentadoria. Não utilize o montante acumulado ao longo do tempo para outros fins. Se você possui objetivos além da sua aposentadoria, elabore um plano específico para realizá-los, separando suas reservas de acordo com cada finalidade.

2) Realize aplicações financeiras seguras e com custo acessível

A segurança é fundamental para quem está se preparando para a aposentadoria. Por isso, caso decida investir além do plano de previdência, procure por aplicações que proporcionem bons rendimentos com maior estabilidade.

3) Evite dívidas

Cuidado ao adquirir dívidas para o futuro, como longos parcelamentos e frequentes empréstimos. Procure realizar seus pagamentos à vista  ou, se optar pelo parcelamento, fique atento aos juros e faça em menos parcelas possíveis.