O Google não confirma números, mas não há dúvidas de que o Brasil é um dos mercados mais prósperos e importantes para o YouTube. De acordo com a lista dos 100 canais mais influentes do mundo, da Snack Intelligence/Tubular Labs, 24 são brasileiros, segundo o ranking de outubro (último dado disponível).

A rede social de vídeos conta com nada menos que 1 bilhão de usuários (quase um terço da internet), gerando também 1 bilhão de horas assistidas por dia e quase 500 horas de produção audiovisual geradas a cada minuto.

Com tanta gente produzindo tanta informação sobre tudo o que se possa imaginar, não é difícil deduzir que a plataforma que veio para dar espaço ao entretenimento independente, aos poucos foi sendo povoado também por grandes nomes do ramo das finanças produzindo conteúdo interessante – e confiável – sobre investimentos e educação financeira. Vamos conhecer cinco deles?

Criador: Nathalia Arcuri

Sucesso de audiência, a jornalista de profissão e poupadora por opção Nathalia Arcuri se propõe a descomplicar a vida das pessoas com muito humor e poucas papas na língua. Ela começou dividindo suas experiências e perrengues com o dinheiro e hoje já acumula cerca de 4,2 milhões de inscritos no seu canal, a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil e também o maior canal de finanças pessoais do mundo. No Me Poupe oferece inúmeras dicas para qualquer pessoa começar a poupar e sair das dívidas.  Os vídeos são divulgados quase diariamente em sua conta.

Criador: Thiago Nigro

Ao perceber nos brasileiros o desejo e a necessidade de investir melhor, poupar mais e aumentar a renda, Thiago Nigro, que é especialista  no mercado financeiro, criou o blog “Primo Rico”.  Adaptando o formato para o YouTube, Nigro agora ajuda a todos os interessados a se aposentarem mais cedo, com mais qualidade de vida e muito mais ricos, reunindo informações relacionadas a finanças pessoas e empreendedorismo. Seu perfil, que não tem nada de conservador, costuma atrair com mais facilidade o público mais jovem ou as pessoas de perfil mais agressivo e arrojado. Os vídeos são postados nas terças e quintas-feiras, às 20h.

Criador: Gustavo Cerbasi

Autor de vários livros de finanças e consultor financeiro renomado, Gustavo Cerbasi também usa o YouTube para dar dicas importantes para seus 730 mil inscritos. Com conteúdo atualizado semanalmente, os vídeos cobrem diversos temas, sempre com informações precisas e as melhores estratégias de investimento, educando financeiramente seus seguidores.

Por meio da hashtag #CerbasiResponde, o canal se torna mais interativo e próximo do espectador, que tem a oportunidade de ver suas dúvidas respondidas por um grande especialista sem ter que pagar por uma consultoria.

Criador: Easynvest

O Easynvest é uma corretora de valores com 331 mil inscritos que aborda a temática de investimentos de uma maneira simples e direta ao ponto. Não importa se você já é experiente ou começou a dar seus primeiros passos agora, a missão deles é ser “easy”, ou seja, fácil. Além de ser bem interativo e estruturado, a empresa também traz dramatizações e humor para o universo financeiro, tornando o aprendizado leve e divertido.

Criador: Maiara Xavier

Maiara Xavier é a prova viva de que ninguém é um caso perdido. Ela conta com orgulho que passou de consumista a investidora, a ponto de se tornar educadora financeira. Hoje em dia, é especialista em economia comportamental, autora do livro a “Rica Simplicidade – uma jornada de autoconhecimento para o enriquecimento”, palestrante, instrutora e influenciadora digital premiada. Com vídeos semanais e 252 mil inscritos, seu objetivo é passar dicas voltadas a economia e independência financeira e sua premissa é “quanto menor seu custo de vida, mais rápido você alcança sua independência financeira” e segundo ela, “quando conseguimos fazer isso, percebemos que as melhores coisas da vida são de graça ou custam muito pouco”.

 

As cinco sugestões apresentadas não resumem todo o universo que aborda o assunto, mas é um bom começo para quem quer entender de finanças sem aquele ar de “sala de aula”. Além de se divertir, você vai aprender mais sobre organização do orçamento, dicas de economia, comportamento e planejamento.

Gostou das dicas de entretenimento? Aproveite e revisite também os perfis de finanças que indicamos para o Instagram.