Está começando a organizar sua vida financeira? Fazer um curso pode ser uma ótima opção para adquirir conhecimento e até mesmo alguma confiança para arriscar alguns investimentos. E o melhor de tudo é que hoje em dia é possível ter acesso a bons conteúdos pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou gastar dinheiro. Confira agora seis cursos gratuitos sobre o tema que podem ser feitos a qualquer hora!

 

  1. Introdução ao Excel (oferecido pela Escola do Trabalhador)

Seja para uso pessoal, seja profissional, planilhas são ferramentas muito úteis para a organização financeira; e até hoje, o Excel é um dos principais softwares de planilhas eletrônicas utilizado para auxiliar nesse tipo de controle. Nele, qualquer pessoa pode gerar, sem dificuldade, tabelas com fórmulas prontas de soma, multiplicação, divisão e diminuição – e ainda pode gerar gráficos semanais ou mensais para melhor visualização dos seus gastos e investimentos. Além do módulo de introdução, o Ministério do Trabalho disponibiliza o curso também nos níveis intermediário e avançado.

  1. Educação financeira empresarial (oferecido pelo SEBRAE)

Para quem quer um olhar mais empresarial sobre finanças, uma boa opção é o curso do SEBRAE. Nele, você aprenderá mais sobre como administrar os recursos do seu negócio da melhor forma possível. Atenção: para se inscrever, é necessário ter registro como Microempreendedor Individual (MEI).

  1. Como investir em você (oferecido pela ANBIMA)

Em três módulos, o curso interativo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) propõe um novo olhar sobre finanças, orçamento pessoal e investimentos. Mas atenção: este curso possui como pré-requisito ter realizado o curso Planeje sua Liberdade. Quem ficou interessado, deve procurar primeiro pelos módulos mais iniciais.

  1. Como organizar o orçamento familiar (oferecido pela FGV)

Este curso é ideal para quem quer controlar as finanças da família, poupar e investir. Durante as aulas, você pode descobrir qual é o seu perfil de investimento e até mesmo planejar sua vida financeira e organizá-la para quitar dívidas. O curso está aberto a qualquer momento do ano.

  1. Como gastar conscientemente (oferecido pela FGV)

Consumismo e falta de planejamento financeiro são alguns dos problemas mais comuns nos dias de hoje. O curso da FGV propõe um olhar mais consciente sobre gastos, com foco na conquista de objetivos de vida.

  1. Competência transversal – finanças pessoais (oferecido pelo SENAI)

Para quem está começando no universo das finanças pessoais, o curso do SENAI oferece um olhar completo sobre o tema. O conteúdo cobre temas como quitação de dívidas, investimentos e até mesmo direitos do consumidor.