Quando o assunto é finanças e negócios, sabemos que o aprendizado pode ser um pouco mais complicado. Porém, isso não quer dizer que ele não possa ocorrer de maneira interessante e descontraída.

Estamos vivendo a era da- informação, onde os mais diferentes conteúdos são oferecidos em diversos formatos, deixando tudo mais acessível para aqueles que se sentem motivados a adquirir novos conhecimentos.

Um dos formatos mais inusitados para se aprender, e que causa grande prazer em seus telespectadores, são as séries. Sim, é possível aprender finanças de um jeito bastante irreverente. Montamos uma lista de séries aclamadas pelo público que vão te entreter e te ensinar um pouco mais sobre o assunto ao mesmo tempo em que te diverte.

1. Billions

Billions é uma das séries sobre o mercado financeiro mais aclamadas pela crítica e pelo público. Exibida pela HBO, ela mescla questões financeiras e investigações jurídicas.

A série explora o conhecimento em finanças para dar mais realismo aos seus episódios e fornece bons ensinamentos sobre investimentos aos espectadores.

Além de explicar o funcionamento dos fundos e do mercado de ações, o seriado passa preciosas lições: como ser bem-sucedido no setor financeiro, a importância de pesquisar antes de agir e não ter medo de cortar aplicações que dão prejuízo.

2. Suits

Apesar do pano de fundo dessa série ser uma empresa de advocacia, não se engane: o mercado financeiro é uma temática recorrente ao longo dos episódios. Dentre os personagens principais, estãodirigentes de grandes empresas, investidores e corporações financeiras que necessitam dos serviços desse escritório para suas questões econômicas e investimentos. É impressionante a capacidade argumentativa dos profissionais da área de Direito.

3. Silicon Valley

A série se passa no ambiente de uma startup, em um dos principais polos empreendedores do setor: o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Oferecendo dicas de gestão e maneiras inteligentes de administrar com êxito um investimento, você vai acompanhar a rotina de programadores que estão em busca do sucesso para suas criações tecnológicas. Além disso, também vai ver como as negociações ocorrem, aprender a fazer bons pedidos de aportes e entender melhor como funcionam as startups!

4. Shark Tank Brasil

Versão brasileira do famoso seriado americano, o Shark Tank Brasil reuniu quatro grandes empresários do país – o fundador da Chilli Beans Caito Maia, a empresária de moda Cristiana Arcangeli, o criador da Polishop João Appolinário e o idealizador e fundador do China in Box Robinson Shiba – e sua dinâmica consiste em dar a empreendedores iniciantes a oportunidade de divulgar seus projetos, serviços e startups para esses “tubarões” e o público que está assistindo. Todos saem de lá com um retorno sobre seus empreendimentos e alguns ainda conseguem parcerias e investimentos por parte dos empresários que decidem comprar a ideia.

Nesta série, é destacada a importância de desenvolver boas ideias e capacidade de argumentação e oratória para convencer as pessoas do valor e pertinência de suas propostas, e ainda uma visão clara do processo de tomada de decisões de alguns dos maiores e mais bem-sucedidos empresários do país.

Como eles avaliam os riscos e benefícios de cada projeto? Quais elementos eles julgam mais confiáveis e como definem quanto aplicar? Esses são pontos importantes explorados na produção.

A série tem uma construção interessante para qualquer pessoa, mas se você pensa em abrir um negócio, ela pode auxiliar bastante. O retorno dado pelos “tubarões” aos participantes podem resultar em excelentes dicas para a sua futura empresa.

5. O Sócio

Exibido no Brasil pelo History Channel, o reality show tem um objetivo claro: ajudar empresas a alcançar o seu potencial máximo. Indo atrás de companhias que tenham boas ideias, mas que apresentam risco de falir, a série e seu protagonista propõem parcerias com donos de negócios que não estão indo bem, ajudando-os a virar o jogo.

Para quem quer investir ou empreender, este é o programa certo. Ter uma boa ideia não é o suficiente para ter lucro e saber gerenciar um negócio é essencial para seu sucesso.

6. Wall Street Warriors

Examinando a vida de quem ganha dinheiro no mercado financeiro americano, a série Wall Street Warriors conta a história de pessoas que decidiram investir e tiveram sucesso em Wall Street.

Para quem tem o sonho de sair das dívidas e ficar milionário, é um ótimo jeito de se inspirar e aprender os caminhos e desafios dessa jornada.

E aí, gostou da nossa seleção de séries sobre finanças e negócios? Então esse é o momento de chegar em casa, relaxar, preparar uma pipoca e maratonar as séries que vão evoluir cada vez mais seus conhecimentos sobre educação financeira!