Economizar dinheiro, em muitas casas, pode ser uma tarefa difícil. Mas manter o orçamento familiar em ordem é muito importante. Por isso, selecionamos algumas despesas a serem cortadas para economizar dinheiro e aliviar o orçamento.

  • Compras supérfluas

Sempre reflita se a compra que você deseja fazer é uma necessidade ou apenas um desejo movido pelo consumo. Você já pode ter um item semelhante em casa e apenas está querendo comprar algo por impulso.

  • Marcas valorizadas

Consumir marcas menos valorizadas não é sinônimo de falta de qualidade. Pesquise e experimente marcas que ofereçam vantagens semelhantes por um preço mais em conta. Essa dica vale para compras em supermercados, farmácias, lojas de roupas, etc.

  • Lazer

Os momentos de lazer podem causar um grande desequilíbrio financeiro quando feitos em excesso ou sem planejamento. Considere alternativas mais econômicas, como convidar os amigos para um jantar caseiro ou fazer uma tarde de cinema em casa com a família.

  • Comer fora

Se o intuito é economizar, então é preciso diminuir o hábito de almoçar ou jantar em restaurantes. Além do preço maior do que uma refeição feita em casa, ainda há o gasto com deslocamento. Mas caso você tenha necessidade de se alimentar fora de casa, busque opções mais baratas para não estourar o orçamento.

  • Uso do carro

Para quem tem automóvel há muitas maneiras de economizar dinheiro nas despesas dele. Diminua o uso constante, uma vez que o combustível e manutenção costumam ser despesas significativas. Você também pode oferecer carona a outras pessoas para dividir o valor da gasolina, estacionamento e pedágio. E sempre tem a opção do transporte público ou, mais barato e sustentável – a bicicleta.

  • Assinaturas

As assinaturas são uma forma interessante de entretenimento, como a TV a cabo e serviços de streaming como o Netflix, mas talvez seja necessário avaliar se elas realmente são indispensáveis e o quanto impactam o orçamento. Reveja condições e tente negociar pacotes mais baratos. Se necessário, consulte a concorrência e valores mais acessíveis.

  • Atividade física

Ir à academia e manter um estilo de vida saudável para muitas pessoas é fundamental, mas não é preciso gastar com mensalidades altíssimas. Pesquise academias com preços menores ou substitua por treinos gratuitos, como caminhadas ao ar livre, academias em praças, etc.

 

Que tal colocar agora todas essas dicas em prática e eliminar despesas que pesam no orçamento? Com certeza seu bolso e seu futuro financeiro vão agradecer.