Nesta seção você encontra publicações recomendadas para aqueles que desejam aumentar o seu nível de entendimento sobre economia, previdência e finanças, bem como conhecer métodos de controle de gastos e organização das finanças pessoais. Vale a pena conferir!

livro-os-segredos-dos-casais-inteligentes-gustavo-cerbasi-editora-sextante

“Os segredos dos casais inteligentes”, Gustavo Cerbasi (Sextante)

Em um de seus mais recentes títulos, o autor propõe uma continuidade para seu best-seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”, sanando dúvidas de casais em situação financeira mais complexa. É o caso, por exemplo, dos casais cujos cônjuges já têm filhos de um primeiro casamento ou em que um dos dois – ou os dois – é empresário. No novo livro, Cerbasi explica a importância da união das contas bancárias para que a família tenha um orçamento forte e único, ainda que haja diferenças salariais. Cada cônjuge deve receber uma “mesada” de igual valor para seus gastos pessoais, e sonhos individuais e familiares devem ser todos postos na conta do orçamento da família. (Fonte: Revista Exame)

 

 

separe-uma-verba-para-ser-feliz

“Separe uma verba para ser feliz”, Mauro Calil (Gente)

Em seu novo livro, o consultor financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil, introduz o seu método FAST de enriquecimento: Fazer dinheiro, Antever, Salvar dinheiro (dos gastos tolos) e Turbinar os ganhos. Basicamente, Calil propõe que cada pessoa defina primeiro o que lhe traz felicidade e, a partir daí, trace o plano para chegar a esses objetivos. O principal aqui é ter prioridades e “salvar” o dinheiro de tudo que não traz felicidade permanente e duradoura, isto é, do gasto tolo. (Fonte: Revista Exame)

 

 

como passar de deverdor

“Como passar de devedor para investidor – um guia de finanças pessoais”, Samy Dana e Fabio Sousa (Cengage Learning)

Em “Como passar de devedor para investidor”, o economista e professor da FGV Samy Dana e o engenheiro Fábio Sousa partem do exemplo real de um casal de clientes. O livro traz um método de organização financeira recheado de truques para qualquer pessoa se livrar das dívidas e se tornar poupadora e investidora. Como exemplo, contabilizar e reduzir as chamadas despesas “semifixas” e contabilizar gastos parcelados como uma única parcela, comparando-se o balanço do orçamento familiar ao balanço de uma empresa. (Fonte: Revista Exame)

 

 

5etapasdoplanejamento

“As 5 etapas do planejamento financeiro”, Elisson de Andrade, e-book

O professor e palestrante de finanças pessoais Elisson de Andrade lançou este e-book para quem deseja começar a se planejar financeiramente, mas não sabe por onde começar. O professor divide em cinco etapas o processo de organização financeira, sistematizando alguns conceitos e tornando-os mais aplicáveis ao dia a dia. As cinco etapas são convencimento pessoal, conhecimento financeiro, definição dos objetivos, mudanças de hábitos e investimentos. Por ser um e-book, o livro só pode ser comprado na página do professor na internet. (Fonte: Revista Exame)