Para alguns brasileiros fazer com que o salário dure o mês inteiro é uma tarefa árdua. Manter o controle do orçamento familiar, as contas e investimentos pode exigir um esforço que muitos não sabem lidar. Como vencer esse desafio? Veja nossas dicas para fazer seu salário render mais.

1- Mantenha a organização

Em primeiro lugar, é preciso organizar as finanças. Para isso, você pode utilizar ferramentas para acompanhar as receitas e despesas, além da possibilidade de categorizar cada item (como moradia, educação, saúde, transporte etc). Adotar um aplicativo de controle financeiro é uma ótima opção para essa finalidade e há vários disponíveis gratuitamente. Outra alternativa é montar sua própria planilha de orçamento e anotar, manualmente, todos os ganhos e gastos.

2 – Atenção aos impulsos

Avaliar bem quais gastos são realmente necessários é parte importante do consumo racional. Comprar apenas porque algo está em promoção ou para satisfazer um impulso pode comprometer a renda mensal. Pense duas vezes antes de tomar uma decisão e pergunte se isso é um gasto indispensável ou supérfluo.

3 – Diminua os gastos com alimentação

Gastos com alimentação costumam comprometer parte considerável do orçamento, pois compreende não só os gastos com supermercado, mas também as idas a restaurantes, cafeterias, lanchonetes e bares. Por isso, alguns hábitos simples podem ajudar a economizar e não comprometer o salário, como sempre levar uma lista com os itens indispensáveis ao supermercado, ter um lanche na bolsa para caso sentir fome na rua ou trocar idas a restaurantes por marmita ou refeições em casa.

4 – Conheça novas formas de lazer

O lazer faz parte da vida, mas costuma estar associado ao consumo. Os momentos de descontração não precisam desequilibrar as contas e uma maneira é trocar o passeio no shopping por um no parque, promover sessões de filme em casa, ler um bom livro, andar de bicicleta ou ir a exposições gratuitas.