Você já sabe a importância de consumir com consciência, não é? Então o que acha de passar a fazer compras também mais seguras? Aproveite fevereiro, mês em que se comemora o Dia da Internet Segura (05/02), para aprender ainda mais sobre como garantir uma experiência de compra online tranquila. Confira algumas dicas:


Como saber se uma loja virtual é confiável?

Verifique se o site utiliza uma conexão segura: a barra de endereço deve apresentar um símbolo de cadeado e começar com HTTPS. Isso comprova a segurança do site, com a garantia da privacidade dos seus dados através da criptografia das informações.

Antes de realizar uma compra, é indispensável procurar mais informações sobre a loja, como razão social, e-mail, endereço físico, CNPJ, número de telefone ou outros meios de contato para atendimento ao cliente. Caso tenha começado a navegação a partir de um email publicitário, acesse o site da loja e confirme se a promoção é mencionada lá. Alguns criminosos conseguem criar páginas que se parecem bastante com o da loja de verdade. Portanto, verifique sempre, especialmente se a promoção for muito “generosa”.

Não deixe também de pesquisar na internet a reputação da empresa. Uma boa ideia é acessar as redes sociais e sites de reclamações para conferir as experiências e comentários de outros consumidores. As opiniões de pessoas que já compraram podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre a loja.


O que posso fazer para proteger seus dados?

É fundamental manter seu sistema operacional, softwares de segurança, navegadores e aplicativos sempre atualizados. Certifique-se de fazer varreduras regulares com seu programa antivírus, de modo a evitar a entrada de softwares mal-intencionados.

Tenha cuidado com os seus dados na internet. Não os envie por e-mail ou mensagem privada nas redes sociais. Atenção também quanto ao cadastro nos sites: não deixe os dados do cartão de crédito armazenados para as próximas compras. Essa medida garante a segurança das suas informações pessoais caso a loja virtual sofra algum ataque.

Lembre-se de sempre utilizar senhas diferentes para cada site de compras. E, claro, não se esqueça de alterá-las depois de um tempo. Para não perder todas essas informações, você pode baixar aplicativos de gerenciamento de senhas, ajudando assim a melhorar a sua organização.

Viu como existem diversas práticas simples que ajudam a garantir uma navegação mais segura? Por isso, não hesite em fazer pesquisas e tomar precauções antes de decidir fazer uma compra online. Mantenha-se informado e atento para evitar armadilhas virtuais. E, por fim, não ignore sua intuição: se algo parecer suspeito, não se arrisque!